Opinião

Opinião: Quem fará a pole position das apostas esportivas na televisão brasileira?

20 agosto, 2019
Opinião: Quem fará a pole position das apostas esportivas na televisão brasileira?

 

Ser o primeiro pode fazer diferença

Na Formula 1 e em quase todos os desportos automobilísticos, a pole position é um lugar privilegiado. Nos treinos livres, a disputa pelo primeiro lugar no grid de largada talvez seja mais emocionante do que a própria corrida, muito porque todas as equipes sabem que largar na frente é, praticamente, sinônimo de vitória.

O Brasil passa por um período muito competitivo no que diz respeito às apostas esportivas online, com Regulamento a bater na porta, o equivalente aos treinos livres da Fórmula 1.

Inúmeros players buscam o melhor posicionamento para, quando a Regulamentação sair, estarem muito bem posicionados ao ponto de obterem aquela diferença competitiva que lhes permita liderar ou aproveitar melhor as opções do mercado brasileiro.

Na criação de novos conteúdos envolvendo a televisão não deveria ser diferente, mas a verdade é que os principais Grupos de mídia tradicional do Brasil ainda não acordaram, pelo menos de forma total, para as oportunidades que as apostas esportivas podem gerar em receitas e em novos consumidores.

Aqui não se fala das publicidades ou chamadas durante as partidas do Campeonato Brasileiro de casas de apostas esportivas online, mas sim conteúdo de verdade.

Programas de televisão, mais informações estatísticas durante os eventos, a inclusão de profissionais das apostas esportivas nos comentários, etc.

Os americanos e o DNA para a inovação

Enquanto o Brasil parece não entender as oportunidades, os EUA, que tiveram as apostas esportivas liberadas há pouco mais de um ano, mesmo sem que todos os Estados já tenham regulamentado tal modalidade, já estão colhendo bons frutos por meio da televisão.

A NBC foi a pioneira. Em janeiro deste ano, a NBC Sports Washington lançou o programa “Predict the Game”, onde, com inúmeras estatísticas disponíveis, os telespectadores deveriam responder algumas perguntas para terem a chance de concorrer à 500 dólares. Foi um sucesso e será lançado uma nova edição para próxima Temporada da NFL.

A FOX Corporation comprou 4.99% das ações do The Stars Group em Maio, o que foi descrito pela Bloomberg como o maior investimento de um Grupo de mídia em uma empresa do gênero. Sem falar nas possibilidades de utilização da marca FOX Sports pelo The Stars Group. O gigante de Murdoch também lançou o programa “Lock It In”.

A mais à frente de todas tem o esporte em seu DNA. A ESPN, uma empresa do Grupo Disney, tem algumas operações mais que interessantes já em curso, incluindo um programa diário com dados, análises e tudo mais sobre apostas esportivas envolvendo as grandes Ligas americanas: o Daily Wager.

Soma-se, ainda, o fornecimento nas transmissões dos principais eventos esportivos de informações sobre os jogos, os jogadores, os históricos dos times e muito mais. Tudo isso para alimentar ainda mais a indústria das apostas.

Vista a Cartola ou, melhor, o Cartola

A Flutter, uma das maiores empresas de gambling do Mundo, proprietária de marcas como a Paddy Power, Betfair e a Sportsbet.com.au, para entrar de vez no mercado americano adquiriu a FanFuel um site de fantasy game com milhões de usuários nos EUA.

Será que a Paddy Power estava interessada na brincadeira? Claro que não.

Ela enxergou à frente e hoje se posiciona para ser a grande líder em solo yanke no que diz respeito as apostas esportivas online.

Atualmente a FanFuel possui um valor de mercado superior a 1.2 Bilhões de Dólares, patrocina mais de 30 times e possui acordos com a NBA e a NHL.

E o que isso tem haver com Brasil, apostas e TV? Tudo!

Afinal, o principal produto do Grupo Globo no âmbito digital e com forte influência em sua grade de futebol é um fantasy game: o Cartola.

Para se ter uma ideia do tamanho e da importância do Cartola no Brasil, o FanFuel nos EUA possui algo em torno de 6 milhões de usuários registrados, quase o mesmo número do fantasy brasileiro.

Porém, por lá, o FanFuel tem que correr atrás do DraftKings, enquanto por aqui, o Cartola reina sozinho nas partidas do Brasileirão.

É hora da Globo, como grande incentivadora do futebol brasileiro, acordar e trazer as apostas esportivas para sua grade, mesmo que através de seus canais de assinatura ou via streaming em uma de suas plataformas digitais.

As possibilidades são imensas. Como detentora dos direitos de transmissão dos jogos de grande parte dos clubes brasileiros, a Rede Globo pode criar algo único e exclusivo.

Imagina um Programa onde o Caio Ribeiro, ao lado de um especialista em apostas esportivas, faz a análise da próxima rodada sob a ótica de um Cartoleiro mixada com a de um Punter.

Ou então o próprio Troca de Passes com dados estatísticos da Sportradar e os comentários de um expert para decifrar o que dizem os números e suas relações com a próxima rodada.

Sucesso certo!

É preciso acelerar

Às vezes, mesmo não tendo o melhor produto, um lançamento pioneiro faz você ocupar, durante um bom tempo, a liderança de um mercado.

Por aqui não deverá ser diferente e esse risco começa a ficar grande para a emissora carioca.

Afinal, basta que ESPN e FOX olhem para suas matrizes e repliquem no Brasil as apostas que já deram certo por lá. Se isso acontecer, será preciso colocar o coelho na Cartola e recomeçar a corrida dos boxes.

Acelera, Globo!!!!!!