Digital

Loot boxes classificados como produtos de jogo no Reino Unido

9 junho, 2020
Loot boxes classificados como produtos de jogo no Reino Unido

 

As caixas de saque nos videogames on-line, conhecidas como loot boxes, podem ser classificadas como produtos de jogo, dependendo dos resultados de um novo Estudo de impacto do Governo do Reino Unido.

Na segunda-feira, o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS), o ramo do governo que supervisiona a atividade de jogos de azar, anunciou planos de lançar um pedido de evidências sobre “o impacto das caixas de saque (loot boxes) nos gastos relacionados ao jogo – como comportamento. “

O DCMS disse que foi solicitado a agir pelo relatório do Comitê de Seleção sobre Tecnologias Imersivas e Aditivas, que recomendava que o Governo introduzisse regulamentos “para especificar que as caixas de saque (loot boxes) são um jogo de sorte”.

O Comitê também recomendou que as caixas de saque (loot boxes) que contenham um elemento de chance “não devam ser vendidas para crianças que jogam video-game” e os jogos que contenham essas caixas devem ser rotulados como produtos de jogo com limites de idade correspondentes.

O Comitê também instou o DCMS a estabelecer uma estrutura para ‘práticas de dever de assistência’ para os eSports.

O DCMS disse que seu pedido de provas “examinaria os vínculos com o comportamento semelhante ao jogo e os gastos excessivos em jogos”.

As conclusões “serão consideradas juntamente com uma revisão da Lei do Jogo”.

O DCMS também pretende “estabelecer uma estrutura para um programa de pesquisa” sobre o impacto dos videogames no comportamento dos jovens.

O anúncio do DCMS não é uma grande surpresa, uma vez que o partido Conservador anunciou em novembro passado que conduziria uma revisão pós-eleição da Lei de Jogos de 2005, com “um foco particular em resolver problemas em torno de caixas de saque e uso indevido de cartão de crédito”.

A proibição de jogo com cartão de crédito entrou em vigor em abril, deixando apenas caixas de itens na lista de tarefas dos conservadores.

Em outubro passado, o relatório de 2019 da Comissão de Jogo do Reino Unido para Jovens e Jogos de Azar apontou as caixas de saque (loot boxes) como um possível precursor do jogo de verdade entre jovens de 11 a 16 anos.

Os desenvolvedores e editores de jogos demoravam a perceber a gravidade da situação que estavam enfrentando, o que acabou convencendo alguns governos a proibir completamente os produtos.

As empresas acabaram percebendo que a lucrativa festa estava chegando ao fim, e apenas algumas respostas que salvariam o rosto evitariam uma repressão ainda mais difícil.

Fonte: Calvin Ayre