Digital

Facebook remove páginas de operadores na Noruega

23 junho, 2020
Facebook remove páginas de operadores na Noruega

 

O Facebook removeu 36 páginas que promoviam operadores de jogo não licenciados na Noruega, seguindo uma solicitação do Regulador do país, Lotteri-og Stiftelsestilsynet (Lotteritilsynet).

Segundo o Lotteritilsynet, os operadores em questão estavam usando as páginas do Facebook para promover seus produtos aos cidadãos da Noruega.

O conteúdo das páginas foi escrito em norueguês e incentivou os cidadãos do país a se registrarem com operadores não licenciados, o que o Lotteritilsynet disse estar violando a proibição do país de comercialização por empresas de jogos offshore.

O órgão regulador também observou que essa atividade era contrária às regras do Facebook, para as quais as operadoras devem ter uma Licença para oferecer jogos de azar no país em que estão comercializando através de sua página no Facebook.

As páginas do Facebook da Coolbet, que promoviam as marcas Kommunepoker e Vennepoker, bem como páginas relacionadas a ComeOn, Guts, Norgesautomaten, Vera & John e Pokio, foram todas removidas da plataforma de mídia social.

A Norsk Tipping detém o monopólio do jogo na Noruega e é o único operador atualmente autorizado a oferecer jogos de azar online.

“Esse marketing viola os regulamentos noruegueses [de jogos de azar] e as diretrizes do Facebook”, disse Monica Alisøy Kjelsnes, consultora sênior e advogada da Lotteritilsynet.

“Também é verdade que muitos noruegueses estão no Facebook, e as empresas de jogos podem potencialmente chegar a muitos lá com publicidade ilegal.

“Temos muita certeza de que o Facebook está removendo páginas e anúncios com promoções de jogos de azar que não possuem uma licença na Noruega e olha o diálogo com o Facebook como uma ferramenta eficaz para reduzir o acesso ao jogo ilegal”.

No entanto, Kjelsnes disse que mais deve ser feito para combater as operadoras sem licença no país, dizendo que essas empresas também estão usando outros canais fora das mídias sociais para se conectar com os players. Isso inclui comerciais de televisão, outro site, acordos de patrocínio e press releases.

No mês passado, o parlamento norueguês (Stortinget) aprovou uma emenda legislativa destinada a impedir que as operadoras de jogos no exterior anunciem seus serviços aos consumidores no país via internet.

A alteração concederá poderes aprimorados à Norwegian Media Authority (Medietilsynet), permitindo que ela peça aos provedores de serviços de Internet e empresas de mídia que impeçam o acesso ao marketing ilegal.

O anúncio veio depois que o Stortinget, no mês passado, também aprovou uma provisão separada relacionada à Lei de Transmissão da Noruega.

Esta alteração permite à Medietilsynet ordenar que as empresas de radiodifusão domésticas parem de mostrar marketing aos operadores offshore.

Fonte: iGaming News