Economia Marketing

Bundesliga retorna como teste e oportunidade para o setor de apostas

15 maio, 2020
Bundesliga retorna como teste e oportunidade para o setor de apostas

 

O retorno da Bundesliga neste fim de semana será um alívio para o setor de apostas esportivas.

Foi anunciado na semana passada que os dois principais campeonatos do futebol alemão – Bundesliga 1. e 2. – se tornarão as primeiras principais ligas da Europa a retornar desde a suspensão relacionada a coronavírus de todos os principais esportes em meados de março.

As ligas serão retomadas em 16 de maio a portas fechadas, com milhares de testes COVID-19 a serem realizados a cada semana, em conformidade com os rígidos protocolos de saúde e segurança.

Uma grande liga européia será um tônico para muitos Operadores e Afiliadas que sofreram grandes quedas de receita e lucro durante um período privado das ligas mais populares do mundo.

Em abril, a Flutter Entertainment afirmou que a receita de apostas esportivas da Paddy Power Betfair havia caído 57% ano a ano entre 16 de março e 12 de abril.

A GVC estimou uma redução no EBITDA de £ 50m ($ 61m) devido à pandemia, com o lucro operacional do Kindred Group caindo 60% em relação ao ano passado, para £ 7.3m.

Em sua atualização comercial do período entre 11 de março e 28 de abril, a William Hill registrou uma queda na receita líquida total de 57%, com apostas esportivas em queda de 70%.

As apostas esportivas caíram menos do que o previsto, com os clientes se voltando para esportes alternativos, como tênis de mesa e futebol emergente, como a Liga Premier da Bielorrússia.

Mas, embora essas ligas e eventos novos, como dardos, tenham gerado interesse inicial, esse interesse foi surpreendentemente desgastado.

Como apontou o diretor de relações públicas da Pressbox, Alex Donohue, durante um painel do AffiliateCon Virtually Live, do Gambling Insider, existe um prazo de validade para mercados mais obscuros, com o excesso de habilidade como outro fator do porquê da popularidade ter diminuído.

Os fãs querem familiaridade e apostam nos jogadores, clubes e ligas com os quais conhecem. Talvez você possa construir uma base de conhecimento da Premier League da Bielorrússia ao longo do tempo, mas os fãs preferem prestar mais atenção à Bundesliga, uma liga cheia de grandes clubes e jogadores de classe mundial.

Como Louise Agran, CMO do Spotlight Sports Group, apontou no mesmo painel, que o retorno da liga será uma oportunidade para operadores e afiliados.

Embora os afiliados tenham tratado as ofertas mais inovadoras como norma para o conteúdo nas últimas semanas, será capaz de promover uma liga familiar para muitos no Reino Unido e já atendida em todo o setor.

Agran disse: “Não é uma abordagem cautelosa; estamos tentando deixar nossos clientes entusiasmados com isso e forneceremos a eles um ótimo conteúdo para ajudar a guiar seu caminho na liga “.

Quando se trata de marketing e comunicação, o consenso geral dentro da indústria parece ser o de que não tem o direito de levar a Bundesliga a quem estiver interessado, após uma longa pausa no esporte principal.

No entanto, todos os olhos estarão focados em como os operadores e afiliados se comportam ao promovê-lo, bem como nas outras principais ligas que certamente seguirão nos próximos meses; especialmente considerando como o setor conseguiu se comportar com sua mensagem de jogo responsável durante esse período.

Sobre este assunto, Agran explicou: “O setor se comportou muito bem e, enquanto as lições de marketing e comunicação foram aprendidas, o verdadeiro teste vem do momento em que o esporte ao vivo recomeça nas próximas semanas, começando pela Bundesliga o que é um momento muito importante para todos nós “.

De muitas maneiras, o retorno da Bundesliga funciona como um teste de resistência antes do retorno esperançoso que todo mundo quer ver: o da Premier League.

Alguns darão um passo para trás para ver como o retorno será bom e será um grande teste para ver como os clientes respondem. Como Donohue disse: “Só podemos julgar isso com a forma como os clientes respondem quando o programa está de volta à estrada, com os esportes que conhecem e amam”.

Uma coisa é certa, o show está prestes a voltar para estrada. Em tempos de crise, pelo menos o retorno da Bundesliga e do esporte ao vivo ajudará o setor de apostas esportivas a se recuperar de grandes perdas.

Como já mencionado, é uma grande oportunidade para a indústria, mas também uma que precisa ser tratada com algum cuidado; para não desfazer todo o trabalho positivo realizado para promover o jogo responsável até o momento.

Fonte: Gambling Insider