EGBA lança Guia sobre publicidade em tempos de COVID19
30 março, 2020
A Associação Europeia de Jogos e Apostas (EGBA) emitiu novas orientações sobre como os Operadores devem promover seus produtos com segurança e responsabilidade durante a nova pandemia de coronavírus (Covid-19).
A EGBA disse que se opõe fortemente às Operadoras que fazem referência ao Covid-19 em campanhas de marketing e, como tal, estabeleceu novas diretrizes para as marcas de jogos e apostas, para garantir que elas estejam operando e anunciando de forma responsável.
Os Operadores não devem se referir ao Coronavírus, às declarações da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes à pandemia ou a qualquer outro desenvolvimento relacionado.
Os Operadores também foram alertados para garantir que seus anúncios não retratem o jogo como uma solução para problemas sociais, pessoais ou financeiros, nem convidem os clientes a jogar online como uma solução para o tédio.
Acrescentou que toda publicidade e site devem conter informações sinalizadas sobre restrições de idade, linhas de ajuda para problemas com jogos e registros de autoexclusão, bem como ferramentas de jogo responsáveis, como limites de depósito e ferramentas de autoexclusão.
A EGBA também instou as operadoras a monitorar de perto a atividade do cliente, a fim de detectar qualquer sinal de problema no jogo, e a intensificar as intervenções conforme necessário. Essas diretrizes apoiariam as ações já tomadas pelos membros da associação como parte de seus esforços de jogo mais seguros, afirmou o documento.
“A EGBA está comprometida em impulsionar os padrões no setor de jogos on-line e essas são medidas importantes que acreditamos que as empresas de jogos de azar devem adotar para proteger seus clientes e garantir que suas propagandas sejam conduzidas de maneira ética e socialmente responsável”, explicou o secretário geral da EGBA, Maarten Haijer.
“Pedimos a todas as empresas de jogos on-line que as cumpram.”
Associações de Operadoras locais em vários mercados europeus já declararam seu apoio às orientações da EGBA.
Isso inclui o Conselho de Apostas e Jogos do Reino Unido, a Associação Francesa de Operadores de Jogos Online (AFJEL), a Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online (APAJO), o organismo sueco Branschföreningen för Onlinespel (BOS), a Associação Belga de Operadores de Jogos, e o Deutscher Online Casinoverband (COCV) e o Deutscher Sportwettenverband da Alemanha, bem como a Associação Dinamarquesa de Jogos Online.
Também apóia a orientação a Associação Internacional de Integridade de Apostas, iGaming European Network (iGEN), de Malta, o organismo italiano Lega Operatori di Gioco su Canale Online, a Norsk Bransjeforening da Noruega para Onlinespill, Österreichische Vereinigung für Wetten & Glücksspiel na Áustria e a associação holandesa Speel Verantwoord .
A intervenção da EGBA é a mais recente a instar os operadores a garantir que operem e façam propaganda de maneira socialmente responsável durante a crise em curso.
Na semana passada, o presidente da Comissão Britânica de Jogos de Azar, Neil McArthur, pediu que as operadoras on-line aumentassem a proteção do consumidor e os esforços de marketing responsáveis, enquanto o Conselho de Apostas e Jogos do Conselho publicou um novo plano de ação de dez pontos para garantir que seus membros mantivessem os clientes seguros.
A Malta Gaming Authority lembrou os licenciados e afiliados sobre a responsabilidade pelas comunicações comerciais, e o regulador holandês Kansspelautoriteit prometeu adicionar €50.000 a qualquer multa ilegal de marketing se o anunciante tentar usar o Covid-19 para promover sua oferta.
Fonte: iGaming Business