Digital Marketing Opinião

Switch to Twitch(TV)

7 junho, 2018
Switch to Twitch(TV)

switch to twitchtv
A Busca pela Inovação

A inovação e busca de novos consumidores são atividades incessantes! Todo negócio, seja qual for seu mercado, anda sempre à procura de um novo nicho de usuários. No âmbito das apostas desportivas online não é diferente.

No post “A casa é sua”, levantei a necessidade dos bookies online mudarem um pouco a estratégia e personalizarem melhor o ambiente onde os usuários interagem, principalmente no cenário brasileiro, onde a maioria ainda se assusta com a quantidade de mercados e variedade de números nas telas dos sites.

Durante a Copa do Mundo da Rússia, o fluxo de usuários nos principais sites de apostas online sobe de forma assustadora!! As casas de apostas têm aproveitado de forma inteligente essa oportunidade e, mesmo sem serem patrocinadoras ou apoiadoras oficiais do evento, lançam campanhas interessantes de marketing.

As Casas e suas Apostas para a Copa do Mundo Russia 2018

A Betfair criou a “Road to Russia”, onde ex-jogadores que participaram do Mundial falam de suas expectativas para o Torneio e contam histórias sobre jogos memoráveis em uma Mesa Redonda à frente de um auditório. Em um dos episódios, Rio Ferdinand contou sobre o dia que enfrentou Rivaldo e Ronaldo em 2002. Uma experiência que prefere esquecer, apesar de memorável.

Entrevista Rio Ferdinand Betfair - Road to Russia

Betfair no Twitter – Road to Russia

A Bwin criou uma superprodução com Maradona, Cafu, Del Bosque e Effenberg intitulada “Who stole the cup? ”. Espetacular!!! Enquanto a Betfirst na Bélgica lançou o Bet Survivor. O apostador é convidado a prever os resultados de cada jogo. Errou, tá fora!!! Claro, tem algumas regras capazes de ressuscitar os jogadores e é preciso se cadastrar. Lead neles!!.

No Brasil, a 188BET traz o pessoal do Futirinhas para analisar as equipes e jogos da Copa, de forma divertida e interativa. O site asiático aproveita a espantosa quantia de quase 1 milhão de inscritos do Futirinhas no Youtube, com mais de 104 milhões de visualizações, para tentar aumentar o fluxo de novos apostadores para sua página na web.

A 188BET aposta nos inscritos do canal Futirinhas no Youtube

A 188BET aposta nos inscritos do canal Futirinhas no Youtube

 

Só que de todas, a mais interessante é a campanha criada pela Sportsbet.io. A Sportbet.io é uma das centenas de casas de apostas desportivas online, mas ela tem um diferencial: só aceita apostas em bitcoins. Sim, um bookie que só recebe cryptocurrency.

Genial!

Sportsbet.io e bitcoins

Tá bom, algumas casas já aceitam as novas moedas virtuais como forma de pagamento, mas uma que aceita apenas bitcoins? São poucas e é bem legal!!

Segundo o bettingexpert.com (o melhor blog de apostas do mundo na minha opinião), a Sportsbet.io é a casa de apostas nº 1 exclusiva em bitcoins.

Sportsbet.io no bettingexpert.com

Ranking da Bettingexpert das casas de apostas exclusivas de bitcoins

A Sportsbet.io pensou mais uma vez diferente! Enquanto todas as outras concorrentes utilizam as tradicionais plataformas de mídias sociais para veicular seus conteúdos, como Twitter e Youtube, a Sportbet.io criou o programa “Your Road To Glory” durante a Copa do Mundo na TwitchTV.

No programa, com duas horas de duração e apresentação de Rob Daily, Mark Scott e Chris Parrot, apresentadores com experiência, respectivamente, na EA Sports, talkSport e BBC 5Live, os usuários poderão interagir com os anfitriões, dividir sua experiências e entrar em competições exclusivas utilizando as mídias sociais através do hashtag #YRTG. Além de muito mais!!!

Programa na TwitchTV da Sportsbet.io

O Show começa em 14 de junho de 2018

 
TwitchTV e o fenômeno dos games

Vocês conhecem a TwitchTV, certo? Não? Deveriam.

A TwitchTV foi criada em 2011 por Justin Kan e Emmett Shear, após o sucesso da categoria gaming na antiga Justin.tv. A Justin.tv era uma excelente plataforma para assistir jogos de futebol pelos confins do planeta (Utilizei bastante!!). Totalmente free no começo e pago depois de um tempo.

A TwitchTV é, basicamente, uma rede social para jogadores, desenvolvedores e amantes de games. Nela, existe uma enorme oferta de canais OnDemand para assistir e transmitir partidas dos games mais populares no planeta, como League of Legends, Dota2, Fortnite, Fifa, Counter Strike: Global Ofensive e tantos outros. Sem falar na transmissão de Torneios importantes de e-sports, como o CBLol no Brasil e as etapas mundiais de CS:GO.

O sucesso foi tão grande que em 2014 a Amazon.com pagou a bagatela de US$970 milhões pela TwitchTV!!!!

Notícia sobre a venda da TwitchTV para a Amazon.com

The Verge – Compra da TwitchTV pela Amazon.com

Os números da TwitchTV impressionam!! Na internet ela só perde em tráfego para Netflix, Google e Apple. São 15 milhões de usuários diários, com mais de 23 bilhões de minutos assistidos por mês, além de 25.000 membros no Twitch Partner Program, uma espécie de rede de afiliados, tal como na indústria das apostas. É ou não é espetacular?

Números Twitch TV 2

Números da TwitchTV

Dados do próprio site da TwitchTV

Essa audiência é formada em sua maioria por usuários do sexo masculino entre 18-34 anos. Público que, com certeza, estará de olho na Copa do Mundo Rússia 2018. Daí a ação da Sportbet.io ser interessante, não pela mensagem, mas muito por onde ela será transmitida.

A realidade dos e-sports

Os e-sports são uma febre mundial e quase todas as casas de apostas desportivas online já possuem tal opção em seus portfólios. A TwitchTV parece ser um destino natural para aqueles que querem e devem atingir um nicho que, a cada dia, assiste menos a televisão tradicional e quer um conteúdo sob medida, na hora que bem entender, sobre o assunto que gosta.

Para muitos, os games já são considerados coisa de gente grande. Me incluo nesse grupo.

É bom lembrar que nos próximos Jogos Asiáticos, este ano em Jakarta na Indonésia, títulos como Pro Evolution Soccer (PES), League of Legends e Starcraft II farão parte do evento.

Uma espécie de “degustação”. Sem falar que o Mega grupo chinês Alibaba já confirmou que patrocinará a entrada definitiva dos e-sports, valendo medalhas, nos Jogos Asiáticos de 2022, na China!!!

Asian esports games

Bleacher Report – Os e-sports serão atração nos Jogos Asiáticos de 2018 na Indonésia

It´s time to switch to Twitch(TV).