Um espaço somente delas
30 julho, 2018Estratégia
Na última semana fiquei um pouco atribulado em um novo desafio profissional e não consegui escrever meu post com “conteúdo” para o Blog. Nem por isso deixei de ler e entender melhor nosso competitivo mercado das apostas desportivas online.
Esse período longe do Blog serviu para colocar a leitura em dia e rever alguns temas importantes para qualquer empresa que queira se aventurar no mundo dos negócios. E o tema escolhido foi a Estratégia.
Existem inúmeros artigos, teorias e livros sobre o assunto, mas existe um que é considerado a base para entender o que é Estratégia e sua diferença com a tão buscada e genérica Eficiência Operacional. Esse artigo foi escrito por Michael E. Porter e publicado na Harvard Business Review. Seu título é “O que é estratégia?”.
O artigo é longo e bem denso, por isso não cabe uma explicação tão detalhista por aqui. O que realmente vale citar é a definição de Posicionamento Estratégico criada pelo Mago da Gestão:
Pensar de forma estratégica no atual momento da indústria de apostas desportivas online pode fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa. É necessário ir além do tradicional e parar de se preocupar apenas em reduzir custos e padronizar os serviços. Replicar a política de custos baixos de seus concorrentes não permitirá que você tenha uma real vantagem competitiva, muito pelo contrário, transformará seu produto em algo genérico e sem valor a oferecer ao seu cliente final.
Mulheres nas Apostas e no Futebol
Ao fazer uma rápida pesquisa de mercado nesses últimos dias e comparar com os números trazidos pela Autoridade Reguladora da Colômbia, dois dados me chamaram a atenção: inexiste qualquer site de apostas desportivas voltado exclusivamente para o público feminino e a diferença entre o número de apostadores masculinos e femininos é de 70%.
E o que isso tem a ver com Estratégia? Uma oportunidade de estabelecer um posicionamento estratégico favorável à obtenção de uma boa vantagem competitiva.
Como? Realizando a mesma atividade (apostas desportivas online) de uma forma e para um público diferente (desenhada exclusivamente para as mulheres).
Nos últimos anos o esporte feminino, em especial o futebol, vem obtendo um crescimento extraordinário!
A UEFA – Union of European Football Association tem no futebol feminino sua grande esperança para o futuro do futebol. A principal organização de clubes e federações continental do Mundo dá um tratamento diferenciado às mulheres já a um bom tempo. E parece que começa a colher os frutos.
De acordo com dados da UEFA, o número de jogadoras federadas para 2016/2017 ultrapassou a casa de 1.270.000! Sim, mais de 1 milhão de jogadoras! Sem falar que mais de 50 países já contam com Campeonatos Nacionais de futebol feminino, incluindo França, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Espanha. Países com cultura em apostas desportivas enraizada em seus hábitos.
No outro lado do Hemisfério Norte, os EUA têm uma das Ligas mais fortes em termos de competitividade e público. O futebol feminino nos EUA, a bastante tempo, é o principal esporte das meninas. Estádios lotados e ídolos construídos em casa e que ganharam o Planeta nas Copas do Mundo, como a Goleira Hope Solo e a atacante Mia Hamm.
Atualmente são 09 equipes na principal liga de futebol norte americana, conhecida como NWSL – National Women Soccer League. Atletas consagradas, como a maior jogadora de todos os tempos, a brasileira Marta, fazem parte do time de estrelas espalhadas por times em Orlando, Houston, Chigago e Nova York.
Sem falar dos times franceses do Lyon e PSG, do Barcelona na Espanha e da cultura sueca no futebol feminino.
No Brasil alternamos altos e baixos em relação ao futebol feminino. Mais baixos do que altos, infelizmente, em termos de apoio e organização. Só que isso não impede que nossas mulheres sejam interessadas pelo esporte mais popular e democrático do mundo.
Espaço para elas!
É verdade que apenas a pouco tempo atrás as mulheres ganharam alguma força nos principais veículos de comunicação para falar sobre futebol e, com essas desbravadoras, outras milhares de entendedoras começaram a contribuir de forma muito positiva para mudar o antigo cenário.
No mundo das apostas não pode ser diferente. Aqui entra o pensamento direcionado à Estratégia e não à Eficácia Operacional.
Seria bem interessante a criação de um site de apostas desportivas exclusivamente com conteúdo feminino, desde o layout, passando pela forma de transmissão da mensagem e dos valores até a composição do Sportbook. Sim, uma cartela de ofertas construída apenas com esportes praticados por mulheres para mulheres. E, acredite, teríamos muita oferta!
No cenário britânico já existe algo um pouco parecido, como o PinkCasino.co.uk. O seu target é 100% feminino, o desenho do site chega a ser um pouco exagerado na cor rosa (muito por causa da marca) e não contém esportes, mas apenas os jogos tradicionais de qualquer Casino eletrônico, como roleta, slots, jogos de mesa e tantos outros.
Enfim, a ideia é boa e tem um nicho muito bem definido. Ponto para eles! Ou seria para elas?
Só que a proposta do Blog é diferente e o alvo acaba também por ser. A consumidora que pede atenção é aquela que gosta de esporte e também sente a vontade de provar seus conhecimentos além de, quem sabe, ganhar uma boa grana com seus pitacos sobre futebol, vôlei, basquete e etc.
Atualmente, tendo o futebol como grande engrenagem, as mulheres ganharam tremenda importância em termos de crescimento de mercado a nível global. A UEFA é a grande impulsionadora na Europa, nos EUA o futebol feminino já é uma febre a pelo menos duas décadas. Existe a demanda, mas ainda inexiste a oferta.
Pense bem, você não acha que está na hora delas terem o próprio espaço?
Eu acho que já passou da hora!