NFL foca às apostas esportivas com o acordo com a Sportradar
14 agosto, 2019
Em comparação com outras Ligas esportivas dos EUA, a NFL adotou uma abordagem muito mais lenta em relação ao crescente mundo das apostas esportivas.
A Liga esportiva mais rica do país – e a que mais tem a ganhar com jogos de azar – ficou em segundo plano para a NHL, a MLB e a NBA, cada uma das quais assinou várias parcerias de marketing e acordos para vender dados às operadoras.
Essa abordagem está mudando agora.
A NFL assinou uma parceria plurianual com a empresa de dados Sportradar AG. Sob o acordo, o Sportradar tem direitos exclusivos para distribuir dados oficiais da NFL para operadoras legais de apostas esportivas nos EUA e no exterior.
A NFL trabalha com o Sportradar em dados não relacionados a jogos de azar desde 2015, no mesmo ano em que se tornou investidor em ações nos negócios da empresa suíça nos EUA. Hans Schroeder, diretor de operações da NFL, disse que a fatia de propriedade da Liga não foi um fator na avaliação de empresas diferentes.
“É um mundo novo e é um novo dia no que diz respeito à paisagem legalizada do jogo esportivo”, disse Schroeder.
“Nossa visão é, vamos estar certos. Quando realmente chegamos ao mercado, não queremos nos preocupar em sermos os primeiros, queremos estar certos. ”
Embora ambos os lados tenham se recusado a comentar os termos do acordo, tornar-se o provedor exclusivo dos dados da NFL não deve ser barato. Em 2016, a Sportradar assinou um contrato de US$ 250 milhões por seis anos para distribuir dados da NBA no exterior.
David Lampitt, Diretor-Gerente de parcerias esportivas da Sportradar, disse que este acordo da NFL foi um dos maiores da história da empresa.
Apostas legalizadas
A NFL é a marca esportiva dominante nos EUA, onde 10 Estados oferecem agora apostas legais e outros oito aprovaram recentemente a legislação. No ano passado, a American Gaming Association e a Nielsen estudaram quanto cada esporte se beneficiou de apostas esportivas disponíveis nos EUA e o aumento de receita projetado da NFL foi de US$ 2,33 bilhões, mais que o dobro da próxima liga mais próxima e quatro vezes a oportunidade da NBA.
Nos últimos quatro anos, o Sportradar tem sido o distribuidor exclusivo da NFL de dados play-by-play e no jogo – incluindo alguns dados de sensores dentro das ombreiras de cada jogador – para os meios de comunicação. Isso continuará sob este novo acordo.
Agora, no entanto, o Sportradar pode empacotar esses dados para os operadores de jogos de azar. Isso é especialmente útil para apostar em micro-momentos dentro do jogo, como: A próxima jogada vai durar mais de cinco jardas? Ou talvez até: Qual será a velocidade máxima do runner back neste próximo jogo?
“Landmark Deal”
O Sportradar também terá o direito de distribuir vídeo de jogos ao vivo para casas de apostas estrangeiras para mostrar junto com as probabilidades, uma novidade para a NFL. Esses fluxos normalmente têm restrições de tamanho e qualidade.
“A NFL é uma marca global icônica e uma propriedade esportiva global icônica”, disse Lampitt.
“Este é um acordo histórico para nós.”
A Sportradar foi fundada em 2003 e está sediada em St. Gallen, na Suíça. No ano passado, o Conselho de Investimentos do Canada Pension Plan e a firma de private equity TCV adquiriram uma participação minoritária que avaliou a empresa em US$ 2,4 bilhões. Além da NFL, outros investidores incluem um trio de donos da NBA: Michael Jordan, Mark Cuban e Ted Leonsis.
A empresa trabalha com dezenas de casas de apostas, incluindo a William Hill Plc, a Paddy Power Betfair Plc, a Ladbrokes Coral Group Ltd. e a DraftKings Inc. Seus parceiros incluem a NBA, MLB, NHL e Nascar.
Vigiando
Sob o acordo, o Sportradar também ajudará a monitorar a atividade de apostas em jogos da NFL. A empresa procurará irregularidades como forma de detectar possíveis fraudes. Isso é importante para a NFL: medo sobre a integridade comprometida do esporte foi uma das principais razões pelas quais o campeonato passou décadas lutando contra a disseminação de apostas esportivas legais.
No geral, Schroeder disse que o acordo ajudará a liga a servir melhor seus fãs, que usam seus dados para tudo, desde esportes de fantasia a jogos de azar, pesquisa e visualização ao vivo.
“Se o mercado é grande, pequeno ou em algum lugar no meio, isso não importa para nós”, disse Schroeder. “O que importa é garantir que estamos entregando um feed e dados consistentes e de melhor qualidade.”
Fonte: Bloomberg