Marketing

Não seja a odd (broca)

2 julho, 2019
Não seja a odd (broca)

Na última semana comecei a ler o novo livro de Seth Godin: “Isso é marketing”. Seth, junto com Malcolm Gladwell, são os dois autores que mais conseguem traduzir o cotidiano para algo além do trivial e, de suas ideias e conclusões, é possível criar coisas além do normal.

Seth expõe a Teoria de Theodore Levitt, professor de marketing de Harvard:

“As pessoas não querem comprar uma broca de 6mm. Elas querem um buraco de 6 mm.”

Só a afirmação de Theodore já faz pensar, mas Seth vai além e, com uma explicação simples, quase banal, chega a conclusão que as pessoas quando procuram uma broca de 6mm, na verdade querem se sentir “seguras e respeitadas”, pois, no final, o que vale é o ambiente organizado pela prateleira instalada e a beleza aos olhos dos amigos.

Elas pensam na prateleira, nos livros e tudo mais que essa organização possa lhes proporcionar. Nunca na broca em si.

Sensacional!

As pessoas querem a broca como um meio, não como um fim, pois o que vale é a experiência que elas sentirão com a prateleira no lugar e todos seus penduricalhos colocados em ordem.

Nas apostas, as odds são como as brocas. Parece loucura, mas pense como o consumidor.

Ele precisa da odd para viver a sensação de ganhar uma bet, de poder falar aos amigos e desconhecidos, nos inúmeros grupos de WhatsApp ou Telegram, que ele fez uma bet de outro mundo!

E ganhou!

A odd é somente um meio para viver a experiência.

Quando pensar em criar um post ou uma campanha, seja nas Redes Sociais, Blog ou Youtube, não venda a odd (broca), mas crie a ideia de experiência, pertencimento! Com certeza o seu cliente sentirá que faz mais sentido pertencer ao teu mundo se conseguir se enxergar como parte dele.

Isso será impossível se você vender algo que faz um buraco, invés de uma solução que lhe proporciona algo extraordinário!