A mudança cultural acontece agora
27 agosto, 2019
Em todo mercado existe um número extenso de stakeholders, mas o mais importante de todos será sempre o cliente, independente do planeta, país, universo e qualquer outra variável que entre na equação da oferta e procura.
Esse pequeno grande interessado é capaz de transformar um produto mediano em algo extraordinariamente desejado. Para que isso aconteça, esse produto deve fazer parte da cultura cotidiana do consumidor.
E essa cultura de consumo mudou muito nos últimos anos.
Saímos da era da imposição para uma escolha quase individual daquilo que queremos consumir.
Atualmente, os consumidores possuem voz mais que ativa na criação, distribuição e, principalmente, consumo dos produtos existentes nas prateleiras dos mercados ou em algum e-commerce espalhado pela internet.
E com as apostas esportivas por aqui não será diferente.
Culturalmente, as apostas de forma geral não são algo tão popular no país.
A grande maioria das pessoas, incluindo aqueles que possuem o poder de decisão em criar e fazer as mensagens chegarem às casas dos apostadores, ainda enxergam este tipo de jogo como algo mais perto da contravenção do que do entretenimento.
Por pouco tempo.
São poucos, em um universo com mais de 200 milhões de pessoas, que já possuem a aposta esportivas como parte integrante de suas culturas, algo um pouco underground ainda, mas que chama cada vez mais a atenção da camada, digamos, mais popular do nosso Brasil.
Toda a mudança começa com um pequeno grupo de pessoas que possuem certa influência dentro do seu pedaço de mundo, seja no bairro, na cidade ou em uma Rede Social qualquer.
Muitos não conhecem a história dos famosos calçados Hush Puppies que, à beira da falência, viu um pequeno grupo de pessoas descoladas de Nova York vestir um de seus modelos e transformar a marcar em um sucesso de vendas. Um dos casos de epidemia contados por Malcom Gladwell em Tipping Point – leitura obrigatória!!
Não foi uma mudança de imagem ou a reinvenção da gestão ou do marketing. Foi algo cultural, de fora pra dentro.
Esse é o poder de influenciar. Um comportamento capaz de modificar a cultura de um grupo de pessoas a partir de uma alteração nos padrões de consumos que parte daqueles que são admirados, mesmo sem saber ou querer que assim sejam vistos.
Por aqui nasce, pelo menos de forma organizada e com uma cara muito bem-posta, um movimento capaz de transformar um patinho feio em algo como um unicórnio do Fortnite, com o força para mudar definitivamente o consumo e, principalmente, a imagem das apostas esportivas online.
Este movimento é algo criado pelos descolados do SoHo, pelos jovens integrantes dos grupos grunge de rock alternativo de Seattle, pelos boêmios dos bares de Copacabana dos anos 50 e todos os outros grupos que mudaram uma cultura através de movimentos capazes de influenciar pessoas.
Muito se fala da regulação, das odds, das casas, mas pouco se fala de quem realmente deverá fazer as apostas esportivas algo real no Brasil, de quem deverá transformar um produto em algo cultural.
São essas pessoas que hoje se unem para dar uma cara às apostas esportivas no país e que já fazem essa revolução cultural há mais de uma década.
Verdadeiros desbravadores!
Os apostadores, em especial esse pequeno grupo de desbravadores, deverão ser o grande diferencial para que as apostas esportivas no Brasil sejam vistas não como um pedaço de papel com um punhado de bichos, mas sim como algo real e capaz de alterar a vida de muita gente, a começar pelos clubes do futebol brasileiro.
Todo e qualquer novo produto deve ser incluído na cultura dos seus consumidores, mas sem pessoas que possam transmitir a mensagem de mudança, esse produto acabará por ter um destino fatal.
Esses caras são a mudança que vocês precisam. E ela acontece agora!