Lituânia também bane publicidade de jogos online durante a pandemia do COVID19
14 abril, 2020
Depois de emitir uma carta em 1º de abril e aconselhar os operadores de jogos a anunciar com responsabilidade, a Autoridade de Jogo da Lituânia agora pediu a suspensão total dos anúncios de jogos de azar no país enquanto durar o bloqueio do COVID-19.
Lituânia reage aos operadores que não respondem às chamadas para limitar a publicidade
Depois que a Letônia interrompeu seu jogo online, a Lituânia se tornou o próximo país do Báltico a intensificar seus esforços contra os anúncios de jogos online durante a pandemia.
A Associação Empresarial de Jogos de Azar da Lituânia e a Associação Nacional de Empresas de Jogos pediram aos membros que descontinuassem todos os anúncios de jogos de azar online durante o novo bloqueio do coronavírus (COVID-19).
As medidas foram ocasionadas pela falta de conformidade por parte dos Operadores, conforme solicitado pelo regulador do país, a Autoridade de Jogo da Lituânia (LGA), para limitar o escopo e a escala dos anúncios publicados on-line, a fim de levar a uma maior incidência de problemas com jogos de azar enquanto o bloqueio durar.
A LGA já havia enviado uma carta aos Operadores em 1º de abril, emitindo recomendações para optar por práticas de publicidade responsáveis. As medidas também foram trabalhadas pela Associação Europeia de Jogos e Apostas (EGBA), dando-lhes um significado e direção extra.
“A Gaming Authority salienta que a publicidade é um dos fatores estimulantes para pessoas com problemas de jogo. A publicidade pode incentivar essas pessoas a jogar, principalmente durante a quarentena. ”
No entanto, muitos Operadores não cumpriram as recomendações que agora resultaram na suspensão temporária total do anúncio. A objeção da LGA não era apenas contra a forma de propaganda, mas também contra um aumento tangível nos volumes, explicou o Regulador.
O órgão afirmou que sites populares, como o Basketnews.lt, foram cobertos com vários anúncios do OlyBet, do Grupo de entretenimento olímpico.
Da mesma forma, a Betsafe, uma marca de propriedade da Betsson, comprou espaço publicitário no krepsinis.net, outro site de alto tráfego na Lituânia.
Suspender jogos e publicidade on-line Parte da resposta COVID-19
Desde a introdução do bloqueio na Europa e no Mundo, os Reguladores ficaram para trás na ideia de limitar ou mesmo suspender completamente o jogo online. No Reino Unido, houve várias propostas para limitar a aposta máxima ou impor restrições estritas.
Organizações como o Conselho de Apostas e Jogos (BGC) reconheceram a necessidade de agir rapidamente e proteger jogadores vulneráveis que ficam em casa durante o bloqueio, mas também elogiaram as medidas econômicas adotadas pelo governo do Reino Unido.
A Espanha suspendeu todos os anúncios de jogos de azar online nas primeiras horas da noite, quando presumivelmente poucas pessoas estão assistindo.
A Suécia também está considerando suspender o jogo on-line, já que a abordagem mais frouxa do país à pandemia de coronavírus já rendeu 1.000 vítimas e novas restrições foram impostas pelo governo nacional.
Fonte: Gambling News