Marketing Opinião

Itália proíbe os patrocínios das casas de apostas aos clubes de futebol

3 julho, 2018
Itália proíbe os patrocínios das casas de apostas aos clubes de futebol

O Conselho de Ministros da Itália aprovou a proibição geral da publicidade de jogos de azar no país a partir de 1º de janeiro de 2019. Com a ressalva de que os contratos fechados e que têm duração após o próximo Ano Novo, poderão ser cumpridos regularmente.

A restrição integral será aplicada a todos os produtos e serviços relacionados a jogos de azar em todas as plataformas de mídia – incluindo televisão, sites e rádio – e os clubes esportivos, incluindo os de futebol, não poderão mais carregar as marcas das empresas desta indústria.

A proibição não se aplica à loteria nacional estatal ou a seus produtos.

A inclusão de uma cláusula no Artigo 8 do chamado “Decreto de Dignidade”, foi feita no apagar das luzes. Ela irá permitir que os anunciantes existentes cumpram seus contratos depois de 1º de janeiro. Tem como objetivo dar às empresas do setor de jogos tempo suficiente para se prepararem para as mudanças, segundo Ministros do Governo.

Di Maio é o líder do movimento anti-establishment Cinco Estrelas, que se tornou o maior partido do governo de coligação da Itália no início deste ano. O partido, também conhecido como M5S, subiu ao poder após anos de obscuridade há menos de uma década, com uma agenda de propostas de reformas radicais.

Ele disse, anteriormente, que fará lobby para a introdução de restrições mais amplas de publicidade em jogos de azar em toda a União Européia.

Essas restrições vão de encontro com o atual cenário mundial envolvendo patrocínios e a indústria dos jogos de azar. Os EUA, após a liberação das apostas desportivas, discutem como essa indústria será responsável pela injeção de receitas somente vista quando do início da venda dos direitos de transmissão.

Na Inglaterra, Alemanha, Espanha e em um grande número de países na Europa, o patrocínio envolvendo as empresas de apostas on-line aos clubes de futebol é um mecanismo que garante certa competitividade entre as equipes e confere credibilidade ao jogo, não o contrário.

É importante lembrar que essa indústria foi responsável por algumas evoluções no futebol, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento dos dados estatísticos e a correlação destes com o desempenho das equipes.

Afastar um importante Player dos esportes, com um discurso populista e pouco fundamentado, não deve ser o caminho.

Bola fora da Itália.

Fonte: iGamingBusiness