Opinião

Gabirubet.com

23 julho, 2019
Gabirubet.com

A explosão de sites patrocinando times de futebol no Brasil começou! Quase que metade dos clubes da Série A, sem falar alguns da Série B, estampam em suas camisas ou sites publicidades de algumas operações de apostas online.

Deixando a questão da legalidade ou não deste tipo de publicidade, com a iminência da publicação do regulamento para as apostas desportivas à cota, vamos destacar apenas quem são essas casas e se tais players possuem algum renome a nível internacional.

De todos os clubes brasileiros atualmente com algum acordo envolvendo uma casa de apostas desportivas, nenhum possui um patrocínio de um dos Top 50 Gaming sites listados pela Casino City Press.

Nenhuma!

As grandes casas, que possuem o Brasil como um destino estratégico e que já estão presentes em solo tupiniquim, pensam um pouco mais a longo prazo.

Tais players, com enorme experiência em ambientes antes desregulados, preferem aguardar a regra do jogo ser divulgada e não apostam, mas sim acertam, de forma estratégica, em não apontar as luzes para suas operações em um país muito volátil, principalmente quando se envolve a criação de regras.

Daí surgem as oportunidades para empresas que nunca se ouviu falar no cenário mundial, aproveitarem esse momento de espera brasileiro, junto com o desespero dos clubes brasileiros em fazer uma receita extra, para entrar de forma abrupta no mercado do futebol nacional.

A maioria destes acordos, com casas de reputação duvidosa e que não pretendem ficar no país após o regulamento, só demonstra a falta de capacidade dos gestores do futebol brasileiro em enxergar o longo prazo e entender quais são realmente os bons parceiros neste mercado das apostas desportivas.

Claro, existem algumas exceções.

Casos da Sportbet.io e Flamengo, da Bodog, operação da Calvin Ayre, da NetBet, muito bem orientada pelo pessoal da VCréditos, e a 188bet com o sponsor digital ao Galo.

Apesar de não estarem no Top 50 Gaming, todas são geridas por pessoas que conhecem o Brasil e o mercado das apostas desportivas online de forma abrangente, sem falar que já possuem um certo lastro no cenário internacional.

De resto, muitos clubes enxergam apenas o dinheiro pontual de um patrocínio, sem entender o potencial que possuem para estes novos stakeholders e muito menos pesquisar quem está por trás das operações.

É importante levar em consideração que o futebol é responsável por quase 100% das apostas desportivas no país, setor que, antes da regulação, já movimenta quase 5 bilhões de Reais.

Enfim, é preciso abrir os olhos, pois Gabirubets.com existem aos montes e, aqueles que vivem neste mundo sabem que, quando se ganha de mais, a casa fecha sua conta e retira seu saldo. Não duvido que alguns clubes daqui há pouco tenham que reclamar em Curaçao ou em Mann para ver a última parcela daquele patrocínio pendente de pagamento.