Economia

Futebol na França acabou para a Temporada 2019/2020

29 abril, 2020
Futebol na França acabou para a Temporada 2019/2020

 

A Federação Francesa de Futebol (FFF) disse que todas as Ligas e competições domésticas de 2019-20 no país não serão retomadas depois que o Primeiro-Ministro, Édouard Philippe, anunciou a proibição de eventos esportivos até Setembro.

A proibição em todo o país faz parte da estratégia atual da França de combater o novo coronavírus (Covid-19), que até agora matou mais de 23.600 pessoas no país, com mais de 165.000 casos confirmados.

A proibição de eventos esportivos – parte de um pacote abrangente de medidas estabelecidas por Philippe – entrará em vigor a partir de 11 de maio, quando a França se mover para aliviar suas atuais restrições de bloqueio.

Mudança de planos para a FFF

A FFF planejava retomar pelo menos a Ligue 1 e a Ligue 2 em Junho, com as duas ligas suspensas desde 13 de março como resultado da pandemia.

No entanto, a FFF disse que as últimas medidas anunciadas por Philippe significam que é impossível retomar a temporada 2019-20, já que a proibição também abrange eventos esportivos a portas fechadas, descartando a opção das competições continuarem sem a presença de fãs.

“O Comitê Executivo da FFF, reunido na terça-feira 28 de abril após o anúncio do plano de retirada pelo Primeiro Ministro Philippe para lutar contra a pandemia de Covid-19, observa que será impossível organizar partidas e retomar a Temporada 2019-2020”, afirmou a FFF.

“Uma próxima reunião do Comitê especificará as regras de gerenciamento esportivo para a Temporada 2019-2020 e também decidirá sobre as condições para reiniciar a Temporada 2020-21”.

Próximos passos na França

A FFF também disse que manteria conversas com a Ligue de Football Professionnel (LFP), o Órgão que administra as principais ligas profissionais de futebol da França, sobre como as temporadas 2019-20 devem ser concluídas.

O LFP deve se reunir amanhã (30 de abril) para considerar as consequências esportivas e econômicas das medidas, com uma reunião posterior para decidir o destino da Temporada 2019-20.

A FFF acrescentou: “O Comitê Executivo da FFF convida o LFP para informar o quanto antes das conseqüências esportivas que pretende tirar da situação para encerrar os campeonatos de L1 e L2 e estabelecer uma retomada do projeto de atividades para a temporada 2020-21, à luz dos detalhes que o Governo trará nos próximos dias.

“A FFF estará particularmente atenta à equidade esportiva e à viabilidade econômica das direções recomendadas”.

Quem será o Campeão frânces?

Antes da suspensão dos jogos em março, o Paris Saint-Germain liderava a Ligue 1 por 12 pontos, enquanto Lorient estava no topo da Ligue 2, um ponto à frente de Lens.

A França se torna o último país europeu a declarar o fim da Temporada de futebol de 2019-20, depois que a Eredivisie holandesa anunciou na semana passada que a atual Temporada seria declarada nula, sem vencedor, promoção ou rebaixamento.

No início deste mês, a Primeira Divisão A da Bélgica também anunciou o fim da temporada 2019-20, com o Club Brugge declarado campeão.

No entanto, essa decisão pode ser revogada depois que os clubes adiarem uma votação para ratificar o cancelamento, com a votação agora marcada para 4 de maio.

Resta saber se a declaração do primeiro-ministro afeta as corridas francesas, que disseram na semana passada que pretendiam retomar as atividades a portas fechadas a partir de 11 de maio, ou apenas esportes de contato total.

A entidade francesa Galop, que administra as corridas de pista plana, disse à imprensa local que ainda espera poder recomeçar a partir da data prevista.

Fonte: iGaming Business