Entrevista: Cillian Barry na Gambling Insider – CRM
30 maio, 2018Excelente entrevista de Cillian Barry, Managing Director da SportCaller, empresa especializada em criar e rodar free to play predictions games (FTP), uma espécie de bolões e afins que os sites de apostas desportivas utilizam para gerar leads e depois reter boa parte desses clientes.
Na edição de maio/junho da Gambling Insider, Cillian Barry conta um pouco sobre o sucesso dos produtos fornecidos à William Hill e Paddy Power, em especial ao criado para o canal sobre corridas por assinatura TVG nos EUA, onde, após o lançamento do game Super8 (pergunta-se aos jogadores quais serão os vencedores das corridas de sábado à noite), houve um aumento de 50% na aquisição de clientes.
O CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em bom português, é uma das principais áreas de qualquer negócio atualmente.
A entrada do cliente na base de dados do site e conversão em ação, de nada vale se ele não se sentir à vontade e parte da operação. Daí, um tratamento personalizado e focado em suas necessidades é essencial para a fidelização dos clientes.
Os free to play predictions games (FTP) são ferramentas interessantes para encurtar essa jornada até a fidelização, pois os futuros clientes os utilizam de forma orgânica e têm nessas ferramentas de geração de leads uma boa forma de aprender a andar no ambiente dos jogos em plataformas digitais, além de “correrem o risco” em ganhar um prêmio.
Lembro que uns anos atrás, a Folha de São Paulo lançou com a Bovespa um simulador do mercado de ações, o Folhainvest, com cotações reais, abertura diária conjunta com a Bolsa e um valor inicial para compra e venda dos papéis. Era bem legal! Hoje está fora do ar.
Seria interessante criar algo parecido com isso no mundo das apostas desportivas online. Cria-se uma moeda fictícia, com a utilização das plataformas originais dos sites, inclusive com a possibilidade de apostas ao vivo e posterior entrega de prêmios, seja ao final de cada rodada, seja ao final dos campeonatos nos quais os clientes estariam cadastrados. A conversão seria quase certa!
Enfim, esse contato inicial e cadastro do usuário, com sua posterior conversão em cliente, é muito bem estimulado pela SportCaller.