Como a SportPesa agitou a África e o Reino Unido
25 setembro, 2019
Até 2016, ninguém tinha ouvido falar do SportPesa. No entanto, era difícil para qualquer pessoa no Reino Unido não perceber o SportPesa no final daquele ano.
A SportPesa começou a comprar patrocínios em clubes de futebol de todo o país. Isso e uma campanha publicitária inteligente ajudaram a SportPesa a começar.
Como esse pequeno negócio africano se transformou em um gigante do jogo?
O início do SportPesa
Um grupo de investidores búlgaros, quenianos e americanos fundou a SportPesa em Nairóbi, Quênia, em 2014. A maioria das pessoas que investiram na empresa eram quenianos ricos e conectados politicamente.
A empresa começou pequena. O SportPesa começou como um aplicativo móvel que lidava com patrocínios e jogos de azar em torneios de futebol em Nairóbi.
As equipes se inscreveram para participar do torneio gigante, que tinha mais de 100 equipes. O torneio cresceu rapidamente e se tornou o torneio amador mais conhecido no Quênia. Equipes vieram de todo o Quênia para participar. Muitos dos principais atletas receberam contratos profissionais. Os principais treinadores, jogadores e gerentes de equipe receberam um prêmio de US$10.000.
O torneio se tornou tão popular que a SportPesa lançou um torneio semelhante na Tanzânia. Também lançou um aplicativo ao mesmo tempo. SportPesa teve sorte. Ele conseguiu atingir a maioridade a tempo da mania de apostas móveis na África.
A maioria dos africanos não tem acesso a computadores, mas muitas pessoas têm smartphones. Muitos africanos negociam em seus celulares e apostam através de aplicativos móveis.
O crescimento do SportPesa
Enquanto começou no futebol, o SportPesa iniciou sua expansão para outros esportes, com acréscimos aos seus aplicativos de jogo.
A empresa apostou no futebol, rugby, boxe, esportes motorizados, golfe e kabaddi. Kabaddi é um jogo do sul da Ásia popular na Índia. É uma combinação de futebol e tag.
No entanto, o foco principal da empresa continua sendo o futebol. A SportPesa mudou-se para a África do Sul e o Reino Unido. A SportPesa começou a avançar para o patrocínio do futebol no Reino Unido, mas houve uma reviravolta. A SportPesa fez parceria com clubes que estavam dispostos a formar duplas com equipes quenianas. A empresa tem a esperança de reunir uma equipe nacional do Quênia para competir na Copa do Mundo de 2022.
O papel do Everton
Uma das relações mais benéficas entre Operadores e os clubes da Premier League no Reino Unido é esta entre o SportPesa e o Everton.
O Everton é um dos clubes de maior história na Premier League. Localizado em Liverpool, o Everton ganhou a reputação de atender aos fãs azuis da Cidade dos Beatles. Também se orgulha de seus laços com a classe trabalhadora.
A SportPesa fez parceria com a equipe e é um dos patrocinadores do Everton. Em troca, os jogadores do Everton ajudam a dirigir clubes no Quênia e na Tanzânia. Eles também patrocinaram uma campanha para o crescimento de ligas de futebol no Quênia e na Tanzânia.
O evento “Kits for Africa” angaria fundos e contribui com equipamentos para as ligas amadoras de futebol juvenil no Quênia.
SportPesa não está operando como uma empresa beneficente, mas como uma empresa inteligente. A empresa está conquistando fãs em um país que ama o futebol da Premier League – o Reino Unido. Também está crescendo o amor pelo futebol em outros dois países que gostam de jogar – o Quênia e a Tanzânia.
A SportPesa espera capitalizar o amor das pessoas por futebol e jogos de azar e obter lucros enormes. A empresa também está criando relacionamentos com outras equipes da Premier League, como Arsenal, Hull City e Southampton.
Essas equipes também têm uma base de fãs da classe trabalhadora, que a SportPesa entende que pode compartilhar os mesmos valores.
A SportPesa também espera continuar a se expandir para outros mercados no sul da Ásia e na África.
Fonte: USA Online