Blog para quê te quero?
18 junho, 2018Os sites de apostas atualmente são muito padronizados. Quase todos possuem as mesmas ofertas, as odds variam muito pouco e os bônus estão banalizados. Então, como criar algo diferente? Como atrair, converter, concluir e encantar os usuários?
Uma das formas que mais tem resultado é fornecer conteúdo de qualidade e que responda as principais dúvidas do usuário. Para isso, o Blog é uma extraordinária ferramenta!
Assim como os Bônus, e-books, etc., os Blogs também caíram no usual da internet. Por um lado, os Blogs conferiram liberdade a todos os internautas para expressar suas opiniões sobre tudo de tudo, por outro, essa proliferação de opiniões, produziu muito conteúdo com pouca qualidade.
No ambiente das apostas desportivas não foi diferente.
Atualmente, existe um emaranhado de páginas na internet que se auto intitulam Blogs, mas na verdade são verdadeiros letreiros com ofertas e mais ofertas de Bônus das casas de apostas. Páginas coloridas em sua primeira metade e que, somente no seu último quarto, tem um breve Preview de algum campeonato local. As vezes de uma rodada que aconteceu tem umas duas semanas.
Os bookies digitais também não ficam atrás. Muitos deles têm o link na barra lateral ou superior para o Blog da Casa. Ali, o apostador espera encontrar bons guidelines, análises de rodadas, explicações sobre novos produtos, os updates da indústria, etc.
Enfim, conteúdos que possam somar algo na cabeça do cliente. Porém, encontram quase sempre mais do mesmo: ofertas de bônus, banners de casinos e tantos outros pop-up´s que não levam a landing page nenhuma, mas tentam transforma-los diretamente em leads.
Claro, há exceções.
A Betfair e a Sportsbet.io são dois stakeholders que utilizam bem essa ferramenta. Em seus os Blogs os conteúdos são muito bons e possuem, de fato, informações relevantes. Neles, os apostadores, independente do estágio da sua jornada como consumidores, encontram textos sobre o que significa lay ou back, as últimas notícias dos esportes que seguem, além de guidelines completos sobre o universo das bettings.
Aqui em Portugal, a bet.pt tem a melhor ferramenta de atração na metodologia inbound no que diz respeito aos blogs. O Blog|Bet.pt tem um bom layout, é de fácil navegação, os posts possuem uma linguagem acessível, está recheado de listas e, o mais importante, têm conteúdo relevante. Não se vê nenhum pop-up saltando como imagens 3D, apenas informações.
Os conteúdos de qualidade são importantes também para melhorar o tráfego orgânico do seu site. Nessa matéria da IGB Affiliate, o Digital Strategist da Branded3, conta como conseguiu aumentar o fluxo de visitas em um site cliente da Agência de 23% para 42% dentro do setor.
Os robôs do Google estão cada vez mais inteligentes e o SEO leva em consideração não só as palavras chave (Keywords), mas também onde estão colocadas e o contexto em que são dispostas.Ter um Blog apenas para fazer mais do mesmo é perder tempo e pode até atrapalhar o ranking do seu site junto aos mecanismos de procura. O Blog vai muito além de banners e pop-up´s, é uma ferramenta, não um fardo. Crie conteúdos educativos, interaja com os usuários, procure saber o que ele precisa, quais são suas dúvidas, informe sobre novidades, etc.
Na página principal (front page) é impossível passar tantas informações e ainda disponibilizar mercados para apostas, mas apenas no Blog você pode e deve criar esse espaço onde o cliente se sinta à vontade para aprender a gostar e confiar em você!