Big Step estende pedido de proibição de anúncios de Casas de Apostas na semifinal da Inglaterra
6 julho, 2021
A campanha Big Step foi escrita aos dirigentes da ITV antes do confronto das semifinais do Campeonato da Europa de 2020 entre Inglaterra e Dinamarca, pedindo a não exibição de anúncios de apostas.
Citando o fato de que se estima que mais de 20 milhões de pessoas em todo o Reino Unido assistem à seleção da Inglaterra, incluindo muitas crianças, a campanha – uma iniciativa do grupo Gambling with Lives e indivíduos com experiência vivida de danos relacionados ao jogo – solicitou ITV ‘não deve transmitir um único anúncio de jogo durante a sua cobertura’.
A carta dizia: “Ficamos desapontados ao ver a publicidade de jogos de azar durante a cobertura do Campeonato Europeu pela ITV. A promoção de produtos que causam dependência, sem dúvida, terá causado danos relacionados ao jogo e, como uma instituição de caridade que apoia famílias enlutadas, sabemos muito bem os danos devastadores que o jogo pode causar todos os dias. Só podemos esperar que o ITV mude sua posição sobre isso para evitar mais sofrimento para muitas famílias em todo o condado.
“Apesar da promoção incessante do jogo, o progresso da Inglaterra no torneio uniu o país. Como todos, estamos ansiosos para ver a equipe enfrentar a Dinamarca na quarta-feira à noite, que será transmitida pela ITV. ”
Dois meses atrás, The Big Step escreveu para uma série de canais de televisão, rádio e mídia online – incluindo ITV, Channel 4, Channel 5, Sky Sports, BT Sport, TalkSPORT, Global Radio, Acast e Stakhanov – pedindo a suspensão do jogo publicidade durante o torneio.
Os signatários da carta da campanha incluem sobreviventes de danos relacionados ao jogo, bem como Carolyn Harris MP e Ronnie Cowan MP, a presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Danos Relacionados ao Jogo (GRH APPG).
Cowan mais tarde reiterou seu argumento em junho, solicitando que a ITV suspendesse temporariamente os anúncios de jogos de azar. Antes do início do torneio, a diretoria da ITV prometeu aos MPs que a emissora havia reduzido significativamente sua cobertura de publicidade de apostas em comparação com torneios anteriores.
A ITV ressaltou que sua cobertura de futebol observou uma proibição de publicidade de apito a apito em conteúdo de apostas e que os anúncios de jogos de azar só poderiam ser reservados para os intervalos comerciais dos jogos às 20h.
A última mensagem da campanha The Big Step para a mídia segue-se à vitória da Inglaterra por 4 a 0 sobre a Ucrânia nas quartas-de-final, assistida por uma audiência de 20,9 milhões – uma participação de 81,8% de todos os telespectadores na época e marcando a televisão ao vivo mais assistida evento de 2021 até agora na BBC.
“Considerando que quase 21 milhões de pessoas assistiram Inglaterra x Ucrânia no sábado, não é exagero afirmar que milhões de crianças assistirão a seus heróis antes, durante e depois desta semifinal”, continuou a carta do Big Step.
“Portanto, estamos solicitando que a ITV suspenda a publicidade de jogos de azar durante a transmissão Inglaterra x Dinamarca em 7 de julho, e não apenas dentro do período de denúncia.
“Não há desculpa para exibir um único anúncio de jogos de azar em todo o país, especialmente quando haverá um público tão jovem e suscetível a assistir.”
Fonte: sbcnews