Economia Opinião

Betfair Exchange na Rede Globo

15 junho, 2018
Betfair Exchange na Rede Globo

Ontem no Jornal da Globo, o comentarista de economia, Carlos Sardenberg, falou sobre o percentual de chances das favoritas para ganhar a Copa do Mundo na Rússia 2018. O index utilizado por ele continha dados do Goldman Sachs, Fiverthirtyeight, 21stClub Ratings e, acreditem, Betfair Exchange!!

Sim, o Grupo Globo, em um dos seus principais jornais diários, utilizou uma marca do mundo das apostas desportivas para comparar as probabilidades de vitórias de uma equipe em uma competição desportiva.

Pela Europa pode até ser usual, mas vindo da Rede Globo é preciso tentar ler nas entrelinhas.

A fonte da Globo é o The Economist e foram utilizados os dados integrais fornecidos pela Revista. Só que em outras ocasiões, os jornais da Globo já alteraram ou deixaram de incluir certos dados que não influenciariam diretamente no objeto da notícia. Principalmente quando envolviam marcas que não patrocinavam seus programas.

Então, o que isso tem de diferente?

A alteração na legislação americana sobre apostas pode ter um peso, ainda que pequeno, porém interessante. É bom lembrar que a Paddy Power Betfair é o player que mais se encontra na frente para exploração das apostas desportivas online nos EUA.

A estratégia da Betfair para criar um banco de dados imbatível com consumidores no ambiente desportivo eletrônico foi a aquisição do FanDuel, principal concorrente da DraftKings no mercado americano. Sem falar que a Paddy Power Betfair já tinha em seu portfólio a Draft desde 2017.

Enfim, pode ser paranoia, mas vocês sabem qual é o principal produto no ambiente digital do Grupo Globo? Quem respondeu Cartola FC acertou.

Em uma pesquisa realizada em 2015 pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo do fantasy game do Campeonato Brasileiro está em 3% dos celulares espalhados pelo país e, junto com Candy Crush, está na primeira tela de grande parte destes usuários!

É muita gente!

APPS

O aplicativo do Cartola FC está em 3% dos aparelhos celulares no Brasil

Inicialmente free, o Cartola FC começou a diferenciar seus usuários de olho no faturamento com essa exclusividade nos direitos de comercialização do futebol brasileiro. Empresas que patrocinam o esporte pela Globo, utilizam a plataforma para chegar aos usuários. Como um bônus.

Aqui não se questiona o valor em receitas, mas sim a fidelização e o enorme banco de dados que o Cartola FC conseguiu construir nos últimos 13 anos. Esse target está habituado a navegar pelo app, o ambiente digital não assusta, no final é sempre um jogo, tem diversão, emoção e, nos últimos anos, é preciso investir uma quantia financeira, sem retorno garantido. Qualquer semelhança com as apostas desportivas online não é coincidência, é certeza.

Aliás, nas apostas você ainda pode lucrar!!

Pode parecer loucura, mas acho que esse pequeno ato no Jornal da Globo pode parecer uma mudança de ares no pensamento de quem influencia demais na decisão de regular ou não as apostas desportivas online no Brasil.

O que acham? Faz sentido?