Ainda é cedo
4 abril, 2019Virou moda.
Quase que semanalmente é publicada uma notícia sobre uma empresa de apostas online a se transformar em patrocinadora de um clube de futebol brasileiro. A última, pelo menos que tive conhecimento, foi sobre a possibilidade da NetBet se transformar em Master Sponsor E.C. Vitória.
Pode ser uma contradição, mas acredito
ser ainda cedo para esse tipo de aposta.
Que fique bem claro: a estratégia
da NetBet, ao apontar para o Nordeste e associar a marca a Clubes extremamente
populares é perfeita. Só não acredito que seja no tempo certo.
Como se sabe, o Brasil está muito
perto de regular o mercado de apostas desportivas online, o que deverá
acontecer, no pior dos cenários, daqui há alguns anos. Até lá, por mais que o
brasileiro aposte e viva esse universo, qualquer tipo de ação que envolva
apostas e patrocínio, é arriscado.
Isso pode fazer uma diferença enorme
quando o Estado tupiniquim começar a redigir o marco regulatório por aqui.
É bom lembrar que o pessoal do
Governo, principalmente os mais técnicos, tem como exemplos, mercados altamente
regulados, como Portugal, França, Itália e outros. Especificamente sobre estes
mercados, quando do início das suas regulações, em alguns houve o tão temido
período de shutdown, onde casas que
atuavam livremente, ignorando a ausência de uma legislação sobre o tema, foram castigadas.
Vale citar o caso da Bwin em Portugal.
No início da última década, ainda sem uma regulação clara, a Bwin, então sponsor de clubes como Milan e Real Madrid, comprou os direitos para dar nome da Liga Profissional de Futebol lusitana. O contrato teria validade de quatro temporadas. Teria, porque o Estado português, apoiado pela Santa Casa de Misericórdia, conseguiu anular o contrato e ainda aplicar uma multa à Bwin.
Tratar o mercado brasileiro como gray market ainda é a melhor opção. Não
se pode pensar no Brasil, ainda sem a regulação, em algo parecido com a
Inglaterra ou Alemanha. É preciso interpretar as entrelinhas e enxergar que,
tal como criamos nossas leis e regulamentos, um movimento mal feito agora pode
colocar em risco o futuro do negócio em um país dado como um dos três maiores
públicos a nível mundial.
Por isso, ainda é cedo para
pensar em algo tão grande quanto um Master Sponsor ou Naming Rights de uma
Arena ou Competição. É preciso deixar as coisas ficarem mais claras, pois um
passo em falso agora, pode significar uma queda posterior difícil de recuperar daqui
a pouco.
Insisto: invista no digital,
aposte no conteúdo, crie influenciadores e etc. O futebol será o caminho
natural, mas antes é preciso ter os meios necessários para pavimentar a
estrada, a fim de que o pedágio não seja tão custoso quanto da Linha Amarela.