A proibição do anúncio de jogos de azar na Noruega pode reduzir a receita das Emissoras
15 agosto, 2019
Uma proposta de proibição da publicidade televisiva a jogos de azar por parte de Operadores de jogos offshore na Noruega pode fazer com que as receitas das Emissoras caiam em torno de NOK500 milhões, segundo um novo Relatório apoiado pelo Governo.
Várias Operadoras não licenciadas estão atualmente usando uma brecha legal para exibir seus anúncios em canais de televisão que transmitem de fora do país, mas a Lottstift, reguladora nacional de jogos de azar, lançou no ano passado uma consulta sobre os planos para fechar essa lacuna.
A operadora de jogos de azar norueguesa Norsk Tipping também confirmou recentemente que apoiaria tal movimento, depois de relatar um aumento acentuado no número de jogadores com risco e problemas acessando seus jogos online.
A Norsk Tipping não comercializa seus jogos de cassino na televisão.
No entanto, um Relatório da Oslo Economics disse agora que, se as novas Leis entrassem em vigor, isso teria um impacto negativo na receita entre as emissoras que estão exibindo os anúncios.
O Relatório da Oslo Economics
O Relatório cita a Discovery Networks Norway (DNN) e a Nordic Entertainment Group (NENT), que atraem NOK500m (£46,4m /€50,1m/US$56,1m) da publicidade de jogos estrangeiros a cada ano.
A Oslo Economics observou que bloqueando essa publicidade, os radiodifusores seriam forçados a baixar os preços dos espaços de anúncios, o que, em combinação com a perda de receita, significaria uma perda entre NOK250m e NOK500m a cada ano.
O Relatório também disse que uma receita menor significaria que as Emissoras não poderiam gastar tanto em novos conteúdos de televisão para atrair espectadores, o que por sua vez prejudicaria seus números de audiência.
Isso se aplica a muitas formas de conteúdo, incluindo os direitos de grandes eventos esportivos.
Os conteúdos
Enquanto isso, a Oslo Economics disse que qualquer mudança na lei em potencial também pode ter um impacto sobre as emissoras que não estão exibindo esses tipos de anúncios. A TV2 não transmite os anúncios, mas com o DNN e o NENT gastando menos em anúncios e conteúdo, isso fortaleceria a competitividade da TV2 e a colocaria em vantagem.
Além disso, o bloqueio de anúncios estrangeiros significaria que a DNN e da NENT teriam que diminuir seus gastos com a produção de conteúdo baseada na Noruega, o que, por sua vez, teria um impacto negativo na indústria de mídia do país.
Posição do Governo
O Ministro da Cultura e Igualdade de Gênero da Noruega, Trine Skei Grande, aceitou que a mudança na lei teria um impacto negativo na indústria da mídia, mas também disse que o mercado não deveria depender dessa publicidade para financiar os esforços de produção e conteúdo.
“Tem havido muita atenção em torno da proposta e é importante ressaltar as possíveis consequências”, disse Skei Grande. “Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que essa é uma escolha de valor; as preocupações daqueles que estão lutando com problemas de jogo devem pesar mais.
“Estamos comprometidos em facilitar o conteúdo norueguês e a produção de TV, mas isso deve ser resolvido por outros meios que não sejam permitir a publicidade de jogos de azar”.
O Ministério da Cultura está convidando a comentar o Relatório até 31 de agosto, após o qual analisará todos os comentários antes de decidir sobre os próximos passos.
Fonte: iGaming Business