Opinião

5 coisas sobre operações de Sites de Apostas no Brasil

18 julho, 2018
5 coisas sobre operações de Sites de Apostas no Brasil

No post 05 coisas sobre apostas desportivas online no Brasil coloquei no Blog alguns pontos que as Casas de apostas devem saber antes de se aventurarem no mercado brasileiro. É muito importante ter uma visão estratégica bem clara do que encontrar e como lidar com todas as variantes que o ambiente desregulado proporciona. Principalmente no Brasil.

De posse dessas informações, é bom saber um pouco mais sobre o plano operacional de colocar a Casa para funcionar.

Assim, abaixo seguem outras 05 “coisas”, agora para início de operação de um site no Brasil. É bom lembrar: são alguns pontos e não se esgotam em si. Além desses, é preciso de outros passos para que sua operação ande de acordo com a música brasileira. Aqui estão apenas os passos mais básicos, mas que devem ser preenchidos sempre.

Vamos lá!

1. O mundo é dos Sistemas (Software)

É culpa do sistema! Talvez essa seja uma das frases que mais ouvimos em nossa vida de clientes, seja B2C, seja B2B.

No universo dos sites de apostas desportivas online não é tão diferente. Para não ficar preso nos erros do sistema, escolha um bom provedor de software com amplo conhecimento da indústria de jogos on-line. De preferência que já dê suporte para alguns sites com atuação no mercado brasileiro.

O software, normalmente, deve possuir os seguintes requisitos:

  1. Sistema de gerenciamento de jogos
  2. Opções de pagamento em Reais
  3. Cobertura dos principais eventos de interesse aos apostadores brasileiros (leia-se futebol!)
  4. Licença para os tipos de jogos a serem disponibilizados
  5. Suporte ao cliente

Podem existir outras modalidades/funcionalidades oferecidas pelos softwares (casinos, jogos de póker, front-end personalizável, etc.) e correspondentes aos objetivos de cada site. Acima temos apenas alguns requisitos básicos e que devem ser cumpridos.

2. Sportbook = Futebol (Ofertas de Jogos)

No Post anterior da série 05 Coisas, ficou bem claro que o brasileiro gosta de parecer descolado. Assiste e-sports, NFL, NBA e tudo mais que venha do Tio Sam, mas é apaixonado e aposta mesmo no futebol.

Crie um Sportbook com ampla oferta de jogos de futebol e conteúdo OTT (Over The Top), de preferência in-play. Tenha streaming de campeonatos pouco conhecidos do público brasileiro, como o sueco, norueguês ou dinamarquês. Isso pode gerar um diferencial competitivo interessante! Mais interessante que isso só se você transmitir a terceira divisão do Campeonato Carioca ou o Campeonato Capixaba de futebol.

Dá uma olhada no mycujoo.tv.

O futebol é o grande motor que faz girar as apostas desportivas online no Brasil, mas nada impede que seja incluído um rol de jogos de azar no site. Pelo contrário, será uma boa oportunidade para agregar valor à marca e atrair um público diferente dos esportes.

Pensando à longo prazo, um provedor de jogos confiável e com bom histórico, pode ser de grande ajuda para integrar novos produtos ao seu site em uma interface mais amigável.

3. Uma Ilha qualquer (País para Licença)

Apesar do Brasil ser um Gray Market, para operar um site de apostas desportivas online é preciso ter uma Licença.

Frise-se: não é no Brasil!

A escolha do país certo para obtenção dessa Licença deve ser bem discutida para não ser pego de surpresa. É bom lembrar o caso recente do aumento da taxação em Gibraltar por parte da Autoridade Reguladora. Isso fez com que algumas empresas iniciassem a transferência de parte de suas operações para Malta. Incluindo a BET365.

Atualmente, existem os seguintes cenários no mundo das apostas desportivas online:

. Países regulados e sem monopólios

. Países regulados e com monopólio (geralmente estatal)

. Países onde é proibida a apostas desportiva online

. Países sem regulação e, logo, proibição sobre as apostas desportivas online (Brasil)

Na maioria dos casos, é possível requerer a Licença em alguns países para atuar de forma bem ampla e com poucas restrições, casos de Malta, Gibraltar e Curaçao. Alguns países, caso de Portugal, somente aceita sites de apostas desportivas online que obtenham a Licença em seu território, concedia pela SRIJ – Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos.

Na escolha de um país para obtenção da Licença, é bom comparar a reputação do local, os custos operacionais (incluindo impostos), os requisitos de licenciamento e a burocracia. Em alguns países a Licença pode demorar até 01 ano para ser concedida.

O timing é um dos fatores que pode influenciar no lançamento do site em solo brasileiro, uma vez que o mais interessante é coincidir com um dos eventos de futebol mais assistidos por aqui. Pode ser a final da Copa do Brasil, da Libertadores ou o início do Campeonato Brasileiro. Até mesmo a final da UEFA Champions League.

4. Cadê meu dinheiro? (Sistema de Pagamento)

O brasileiro é muito desconfiado! Diante da falta de clareza sobre a legalidade das apostas desportivas online no Brasil, o apostador ainda tem receio de pagar por algo e nunca mais ver a cor do dinheiro.

Por isso, tente facilitar ao máximo a experiência de depósito e levantamento de valores por parte dos apostadores brasileiros.

Daí, a escolha de um bom provedor de sistema de pagamento é uma decisão crucial. Esse sistema deverá permitir a realização de transações com rapidez e facilidade, além de ter múltiplas opções de pagamento, mas sempre uma em Reais.

Boleto, PayPal, Neteller, Bitcoins, Dólares, Euros, etc. É possível ter todos esses tipos de pagamentos e moedas, mas é preciso adaptar seu sistema para as características brasileiras, ou seja, em Reais e à vista.

Como um mercado sem regulação, é bom que o sistema escolhido tenha um gerenciamento avançado de riscos e de detecção de fraudes. Isso pode ajudar a detectar ações nada simpáticas praticadas por hackers e manipuladores de resultados.

5. Seja diferente (Marketing)

Diante de uma oferta de produtos e serviços cada vez mais igual, a maneira de expor seu site será o grande diferencial no mercado brasileiro. Pense fora da caixa! Busque nichos que ainda não foram explorados. Acredite, eles ainda existem.

Seja um Blog! Produza quanto conteúdo InBound você puder. Eduque o seu cliente, pois grande parte do público brasileiro só conhece a Loteria Federal e o jogo do Bicho. Faço o apostador brasileiro participar na construção desse conteúdo. Lembre-se: estamos na era do Marketing 4.0.

Não seja apenas mais um banner.com. Ofereça bônus, mas faça com que o cliente entenda a razão desse bônus. Mostre que seu conteúdo oferece valor e não somente preço. Interaja com o brasileiro. Crie algo personalizado. Entenda a razão da aposta. Afiliados são essenciais, mas não devem ser a única ferramenta de contato entre o seu cliente e você. Percorra você esse caminho.

Ufa! Utilize todas as ferramentas e estratégias possíveis do marketing, pois elas farão o site ter o sucesso que você espera.

Apenas para ressaltar, as “coisas” necessárias para a operacionalização de um site de apostas desportivas no Brasil não se esgotam nessas cinco lembranças, é preciso muito mais. É verdade. Aqui coloquei algumas diretrizes básicas e espero que possam ajudar quem precise.

Vamos apostar!!!