Marketing Opinião

5 coisas sobre apostas desportivas online no Brasil

14 junho, 2018
5 coisas sobre apostas desportivas online no Brasil

Alguns países movimentam, atualmente, o cenário da América Latina (Latam) no ambiente das apostas desportivas online. Recentemente, a Colômbia criou sua Agência Reguladora, a Coljuegos, e já emitiu 10 licenças para sites estrangeiros operarem em seu território. O Peru parece ser o próximo a dar esse passo.

Coljuegos

A COLJUEGOS já emitiu 10 licenças para operadores de apostas na Colômbia

Apesar dessa orientação para a regulação nos vizinhos sul-americanos, o mercado mais atrativo e com maior volume ainda é o Brasil, mesmo sendo considerado um gray market. O país verde amarelo atualmente movimenta o equivalente a US$ 540 milhões, segundo a FGV. Mesmo sem a regulação!

A KPMG, por meio de um Relatório encomendado pela Remote Gambling Association (RGA), estipulou que a receita bruta de apostas no Brasil tem potencial para chegar a mais de US$ 2.0 bilhões caso o Estado estabelecesse regras claras sobre o tema!!

Mesmo com essa lacuna legal, dezenas de sites já exploram a terra tupiniquim. Só que é preciso saber algumas coisas sobre nosso país para não ser pego de surpresa!

Abaixo estão descritas pelo menos 05 coisas que todos os sites de apostas desportivas online devem saber sobre o Brasil.

Vamos ver!!

1 INSEGURANÇA JURIDICA 

O Brasil é um gray market!

Não existe a proibição para realizar apostas desportivas online no país, desde que o site esteja hospedado em território estrangeiro. Sim, você não pode hospedar e rodar um website com apostas desportivas em solo brasileiro, mas pode obter uma licença em um país onde é permitido e atuar por aqui. De forma remota.

Só que tem um porém: não é possível fazer publicidade diretamente sobre o site. Lembre-se sempre, qualquer incentivo a qualquer tipo de jogo de azar por aqui é punido como contravenção penal. Um tipo de puxão de orelha.

O único que pode se esbaldar nas ações publicitárias é a Caixa Econômica Federal, o Banco do Estado Brasileiro e que detém o monopólio da jogatina nacional envolvendo esportes.

É bom lembrar também que um dos seus concorrentes tem como astros a cobra, o cachorro e o veado. O jogo do bicho, apesar de ser “ilegal”, é uma prática cultural brasileira e permite apostar e receber o prêmio em dinheiro vivo!

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Os bichos já possuem até sites explicativos e com os resultados dos jogos

Na hora e sem burocracia!! Sem falar que o pessoal da bicharada já conhece tudo sobre odds, handcaps e transformaram seus pontos de vendas em pequenos bookies, com apostas feitas online, com recibo e tudo!!!

Por isso, vamos para próxima dica.

2 SEJA UM BLOG

A segunda dica é: Seja um Blog, não um site.

Todos os grandes grupos que atuam no Brasil fazem publicidade multicanal de forma agressiva (estática, televisão, rádio, redes sociais e mídia escrita). Só que todos, teoricamente, ou são Blogs ou Landing Pages com bolões e free to play predictions games (FTP). O único objetivo é a geração de leads e posterior conversão do usuário.

Quase nenhum deles é realmente um Blog ou possui qualquer tipo de conteúdo de verdade. Deveriam.

Os Blogs são ferramentas interessantes de Inbound marketing, pois atraem os usuários em uma fase inicial da sua jornada e fornecem conteúdo educativo e relevante. Podem ser responsáveis por iniciar uma relação de confiança entre o provedor da informação e aquele que procura a informação.

Jornada do usuário na metodologia inbound

Hubspot – Jornada do usuário na metodologia inbound

Grande parte dos apostadores brasileiros é leiga no assunto “apostas desportivas online”. Por isso, um bom planejamento de marketing que envolva a construção de um Blog com conteúdo interessante e de fácil linguagem para o povo tupiniquim, pode fazer uma grande diferença na última etapa da jornada do consumidor, a fase de promoção da marca.

3 SOMOS UM CONTINENTE

O Brasil é grande! Muito grande!!

Dentro do país existem pelos menos uns cinco países diferentes, isso se o dividirmos apenas em Regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste). Em cada região existe um costume diferente e uma dúzia de times de futebol com rivalidades comparadas as de Real e Barça ou de Benfica e Sporting.

Então, pense na hora de escolher seu público-alvo. A mensagem deverá ser diferente quando dirigida à um Tricolor na Bahia, no Rio Grande do Sul ou no Rio de Janeiro. A Coca-Cola deixou de ser vermelha em Porto Alegre quando patrocinou o Grêmio, pois vermelho é a cor do seu arquirrival Internacional.

Bá, Tchê!!

Grêmio-hexacampeão-gaúcho

Logo da Coca-Cola em preto na camisa do Grêmio

Bruce Greenwald e Judd Kahn escreveram um belo artigo na Harvard Business Review e o título é autoexplicativo: “All Strategy Is Local”.

Citação Bruce HBR

Defina o local onde o site atuará, quais campeonatos regionais irá oferecer, que identidade terá em sua front page. Enfim, não tente ser um bookie para todo Brasil, mas sim de cada Brasil.

Comece local, depois pense regional e assim por diante.

4 FALAMOS PORTUGUÊS

O português(BR) é nossa língua.

Não venha com termos como Hermanos, Golo, Pelota, Maradona, ponta pé de baliza ou la plata. Nossa Capital não é Buenos Aires, nem tampouco o Rio de Janeiro (bem que poderia ainda ser!).

As mensagens dos sites devem ser integralmente em bom português “BRASILEIRO”!!!! Há algumas diferenças entre a língua escrita e falada pelos nossos Descobridores e aquela cantada em aquarela pelo brasileiro.

Um dos erros iniciais dos sites que aportaram por aqui foi a utilização do português de Camões. Dificultava um pouco. Essa linguagem, por experiência própria, gerava um certo desconforto na hora de buscar novas apostas, entender os Regulamentos e ler sobre outros mercados.

Quanto mais pessoal a linguagem, mas a vontade o usuário irá se sentir na hora de colocar uma aposta.

5 FUTEBOL

Domingo eu vou ao Maracanã, Morumbi, Mineirão, Fonte Nova, etc.

Os sportbooks das casas de apostas online estão cada vez mais cheios de ofertas de modalidades até então desconhecidas dos brasileiros. Caso dos e-sports, NFL, Rugby, Badminton e tantas outras.

É até legal e confesso que sou fã dos dois primeiros, mas o brasileiro gosta mesmo é do velho e bom futebol!!! O volume de apostas no mercado brasileiro é quase integralmente depositado nos Campeonatos Brasileiro, Inglês e Espanhol.

É interessante utilizar o conceito de cauda longa pulverizando as ofertas em diversas modalidades e, em algum momento especial, caso do Superbowl, ter um produto estrela, mas não se esqueça: sua vaca leiteira será o futebol.

BCG MATRIX

O futebol sempre terá sua especial atenção

Por isso, quando pensar em uma modalidade para fazer branding, não esqueça que o futebol sempre será sua primeira opção.

Afinal, o Brasil tem cinco estrelas no peito não à toa.

É claro, existem tantas outras coisas possíveis em serem listadas sobre o cenário brasileiro das apostas desportivas online (meios de pagamento, streaming, fantasy games, jogos clandestinos, etc), mas espero que estas daí de cima possam ajudar a entender um pouco mais sobre o universo verde e amarelo.

O Brasil vale a aposta!